Categorias
Ação Social Murais

Escola em Imbituba-SC é ocupada com Arte para sua inauguração.

“A arte precisa voar, e você, soltar os pássaros”

Essa frase resume bem a atitude dos artistas que liberaram suas artes para colorir a inauguração pós reforma da Escola Básica Municipal José Vanderlei Mayer (CAIC) de Imbituba SC.

A convite da Diretora Jesana Anselmo um coletivo de artistas articulado por Izar Duarte foram convidados para pintar as paredes da escola que agora, irá atender 240 alunos do Pré ao 5º ano.

A entrada desse espaço de ensino já não é mais o mesmo!

Uma verdadeira galeria de Arte foi realizada com as mais variadas técnicas e estilos.



Inaugurada nessa terça-feira dia 08/06/2021 em uma discreta cerimônia, a Escola contou com a presença do atual Prefeito de Imbituba Rosenvaldo da Silva Júnio e de outras autoridades do Município.

Por outro lado, uma grande comemoração para a comunidade, pois essa Escola passou por um longo processo de restauração que teve início em 2019.

Em uma fala emocionada de abertura a diretora Jesana disse:

“Esse é um ato tão esperado e memorável. Com alegria, vemos esta obra concretizada. Muitas foram as conversas, os pedidos e os desafios para que pudéssemos retornar ao ninho. E por que eu falo ninho? Por que, aqui, estamos na busca do saber, do alçar voo para o futuro”

Além da parte estética, ornamental, as Artes, nesse caso, as pinturas, terão o potencial de elevar o nível de reflexão sobre a vida para essas crianças. Elas também atuarão como um fator ativacional, provocando a imaginação e todo o potencial de ação para saltos mais altos.

A Arte, sem dúvidas, te faz voar!

Eu, Isaac, recebi o convite do Izar para também participar com a minha Arte dessa ação. Foi uma boa notícia, pois estava recente em Imbituba e queria registrar minha passagem por essa cidade encantadora do litoral Sul Brasileiro.

Era Sábado pela manhã (01/05), e estava eu me dirigindo para o local (CAIC). Enquanto aguardava o ônibus chegar, aproveitei para naquele momento conceber meu esboço. Foi então que algo muito curioso aconteceu! O desenho fluiu de primeira junto com a certeza absoluta do que iria pintar. Falo isso pois sempre paro para meditar e testar algumas ideias. Mas nesse, uma voz interna soprou em meu ouvido dizendo:

– Desenhe o Haux voando em um pássaro.

Ao ouvir aquilo uma paz inundou todo o meu ser.

Bom, pra atualizar você, Haux é o personagem principal das aventuras do livro “Pássaros que voam” uma literatura infantil para adultos que estou escrevendo.

E com aquela certeza no coração realizei a Arte na Escola, marcando minha passagem por lá.

Esboço inicial de Haux montado no grande pássaro.

Nesse vídeo em timelapse mostro a pintura completa desse desenho. Vale muito apena assistir!

Caminhar é preciso, muitas coisas só vamos compreender no trajeto.

O que era para ser apenas um majestoso pássaro com o seu amigo, se tornou em um mural gigante com a presença dos outros personagens da história.

Quando recebi o convite da Diretora para continuar as aventuras desse livro, compreendi aquela voz em meu ouvido para desenhar Haux e o primeiro Pássaro.

Pude materializar com cores nas paredes de uma Escola infantil a mensagem que até então estava apenas em palavras.

“A arte precisa voar, e você, soltar os pássaros”

Convido você para deixar sua mensagem aqui e também acompanhar toda a produção desse mural histórico no vídeo que gravei os bastidores desse projeto juntamente com o conceito profundo dessa Arte.

Grande abraço, e até +

2 comentários a “Escola em Imbituba-SC é ocupada com Arte para sua inauguração.”

Teu trabalho foi fantástico Isaac! Não sabia que o indiozinho era teu personagem. Perfeito. Adorei ter participado deste projeto. Parabéns. Ah! E bem vindo a Imbituba!

Encantada foi a palavra que define meu sentimento com a prontidão dos artistas que abraçaram nosso desejo em iluminar o caminho até a escola.
Tive muito aprendizado com as Artes, hoje exibidas nas paredes, pois na realização delas, houve muita troca de conhecimentos, vivências e amor ao próximo.
Gratidão a todos pelo empenho, o compartilhar de ideias, tempo e amor.
Ver as crianças fascinadas com as pinturas reafirma que o bem ao outro, o estímulo da imaginação e a busca pelo melhor, maior e mais alto voo vale a pena.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *