Sol da liberdade – Arte durante a pandemia.

Sol da liberdade – Arte durante a pandemia.

24 Outubro, 2020 0 Por Isaac Moraes

Olá que bom que você está aqui.

Nesse artigo vou apresentar uma grande inspiração que tive no decorrer dessa quarentena de 2020.

Logo no início, nos primeiros 40 dias, naquele período de dúvidas e incertezas sobre o real impacto desse vírus no planeta, enquanto todos estavam em suas casas trancados aguardando uma resposta que melhorasse o desenrolar dos dias, já que todos as industrias, companhias aéreas, comércios locais, cinemas, igrejas, tudo estava fechado! – Eu resolvi me expressar através de uma Arte.

Sentimos um pouco do que é ficar literalmente presos sem poder sair. A falta do contato físico, dos encontros em grupos gerou ao meu ver um desânimo coletivo. Quase semelhante a um presidiário que recebe sua sentença e vê diante dos seus olhos a liberdade se afastar e ir para bem longe, distante de um presente alcançável.

Do meu ângulo de vista notei que tudo que aconteceu foi um manifesto natural. Acredito ser um grande aviso para todos os habitantes da terra. O planeta terra semelhante a um cachorro molhado que se chacoalha para se secar do excessivo consumo e abuso aos recursos naturais.

Com o fechamento de industrias e a diminuição dos carros na rua, lugares onde não se viam estrelas no céu por conta da poluição, foram a noite contempladas. Rios pela baixa do turismo passaram a se clarificar. Famílias que não tinham tempo juntos estavam alí, reunidas, não somente no almoço de domingo, mas também no café da manhã de segunda, no almoço de terça, no café da tarde de quarta, no jantar de quinta e na ceia de sexta.

Em momentos como esse de solitude para mim a Arte se mostra como a aliada confidente, a companheira fiel, uma flecha na mão do arqueiro, as palavras para o poeta, o pincel para o artista. Uma melodia no fundo escuro de uma cela penetra o interior de um coração que utiliza como chave para romper a tranca e olhar de frente o Sol que antes só era visto pelas frestas.

Durante essa pandemia nossas vidas passaram por uma reavaliação. Tivemos tempo para meditar em sentimentos mais profundos, desprezados pela rotina dos dias. A diferença é o que será feito com toda essa experiência orquestrada por uma dimensão que ultrapassa nossas forças, mas que nos avisa sobre a condição de viver em essência e verdade pois a todos estão disponíveis o Sol da Liberdade.

Nesse vídeo abaixo mostrei todo o processo de pintura dessa Arte. Assista agora pra ver e deixe seu comentário.

Qual foi seu grande aprendizado com tudo isso?

Forte abraço, que Deus te ilumine!