Oficina de Grafite* TatuartFest

Oficina de Grafite* TatuartFest

3 Dezembro, 2019 18 Por Isaac Moraes

Eaí tudo bem contigo!?

Estou aqui para registrar nesse artigo uma incrível experiência que tive no bairro do Tatuquara em Curitiba nos meses de Outubro e Novembro. Quem me segue no instagram @isaacmoraes_art pode acompanhar minhas reflexões sobre esse projeto. A convite do evento TatuartFest ministrei uma oficina de pintura para jovens daquele lugar.

Alunos desenhando
Técnica de ampliação feito por um aluno

Com essa interação pude comprovar que no momento em que estamos ensinando aprendemos em dobro.

Usando Renoir como referência para apresentar composições de luz e sombra.
Ensinado usar o pincel
Falando sobre superação interna para atingir resultados admiráveis na Arte.

No início, dentro de um espaço multimídia comentei sobre a expansão da Arte para a vida. Mostrando através de vídeos e imagens a diversidade dos materiais de pintura utilizados na Arte de Rua. Atraindo a atenção especial para o uso de pincéis.


A maioria das pessoas acham que o Grafite* é somente feito com tinta spray, um engano, pois a Arte em especial a de rua não se limita aos materiais utilizados, mas sim flui com o propósito essencial de quem está se expressando. Esse foi o tema principal que abordei nessa oficina de pintura.

Detalhe de um aluno utilizando pincel e tinta acrílica

A energia das cores somado ao sentido da vida está totalmente ligado ao manifesto artístico. No bairro Tatuquara onde aconteceu essa ação conseguimos perceber a transformação no ambiente e também no nível de felicidade dos moradores ao receber esse presente feito por suas próprias mãos. Um Mural de 90 m² realizado em conjunto por moradores locais que puderam deixar sua marca.

Pintura do Mural

É nesses momentos que vejo a Arte cumprindo seu objetivo. A de unir pessoas numa frequência vibracional de sentimento. Seres humanos com suas personalidades distintas envolvidos na mesma sintonia em prol de um objetivo único; alegrar a vida.

Detalhe do Memorial
Pose para foto

O conceito da Arte.

Mural em processo

Escolhemos desenhar a natureza pela sua beleza e também por tudo que os elementos naturais tem a nos oferecer de aprendizado. E para entrar em ressonância com o lugar replicamos árvores em um céu azul marcado por um sol brilhante onde pássaros voam em direção à luz após serem libertos de suas gaiolas.

A real liberdade se manifesta nas entrelinhas dessa produção Artística.

Alunos que participaram dessa pintura

Deixo aqui uma pergunta; qual é a gaiola que te prende?

Escreva nos comentários sua visão sobre esse projeto, ficaremos gratos em responder.

Grande Abraço, até +